Neurotech

Como o business analytics auxilia na gestão de riscos?

O alcance que a tecnologia da informação e o Big Data têm dentro de uma organização é muito maior do que você pensa. Sabia que alguns dos setores revolucionados por essas estratégias são os de gestão administrativa, planejamento e atendimento ao cliente? O responsável por isso é o Business Analytics. É por meio dele que você pode garantir, entre tantas outras coisas, que a sua empresa tenha uma gestão de riscos eficaz. Como isso acontece? Continue com a gente!

O Business Analytics é fundamental para reduzir os riscos da sua empresa

De forma simplificada, Business Analytics é o processo de coleta, cruzamento, organização, análise, compartilhamento e manutenção de dados e informações para a tomada de decisões a partir do conhecimento extraído. Todos esses dados já existem dentro da sua empresa.

O que acontece é que essa organização e análise sistemática os transforma em insights mais acessíveis e estratégicos, para que a gestão, os colaboradores e os clientes possam identificar problemas, descobrir padrões e prever oportunidades de decisões que trazem mais resultados ou benefícios.

Em relação à gestão de risco, o Business Analytics usa essa organização e cruzamento de dados para avaliar a operação e prever, problemas futuros e as consequências das decisões antes delas serem tomadas. Essas previsões podem ser usadas em inúmeras situações: ao decidir se determinado cliente está apto a receber algum crédito, ao investir em ações na bolsa de valores e a identificar quais clientes estão prestes a trocar a empresa pelo concorrente.

Além dessa grande vantagem, outras também são trazidas pelo Business Analytics.

  • Direcionamento de caminhos a serem seguidos: ao observar diferentes cenários em uma decisão a ser tomada, o Business Analytics pode recomendar aquele com potencial de gerar o melhor retorno para a organização e, ao mesmo tempo, que seja o mais alinhado com a condição e interesses do cliente.

  • Personalização dos clientes em todo ciclo de relacionamento: ao analisar os dados referentes ao comportamento do seu consumidor, você se relaciona com ele de forma personalizada. Isso auxilia na aquisição de novos clientes, na fidelização dos atuais e na potencialização de novas compras de bens ou serviços por parte dos já clientes.

  • Auxilia no planejamento de gestão: mais do que ter dados suficientes para você planejar novas estratégias, você deve também saber como usá-los. Com o Business Analytics, é possível aprender mais sobre o seu próprio negócio a partir de análises de situações passadas, identificando pontos fortes e fracos e, naturalmente, contando com mais base para traçar metas, planos e estratégias que ofereçam bons resultados.

Viu só como a análise de dados vai muito além do conhecido uso no marketing de uma empresa? Com o Business Analytics você usa todo o conhecimento a seu favor: entende como analisar cada dado adquirido e os usa para estruturar a sua empresa de forma adequada.

Você ou o seu negócio enfrenta algum desafio no ciclo de relacionamento com o seu cliente?

Nós podemos ajudar. Temos auxiliado nossos clientes a otimizar recursos e potencializar resultados no varejo, em bancos, financeiras e em seguros.

Matérias relacionados

A_Revolucao_das_Tecnologias_LLM_no_Mercado_Atual
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Revolução das Tecnologias LLM no Mercado Atual

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo no uso de tecnologias de Large Language Models (LLM), com os chats inteligentes se destacando como uma das aplicações mais reconhecidas e difundidas.

Leia mais »
Thumbnail_NeuroCast_-_Ep_9_Banco_BMG_11zon-1.jpg
ANÁLISE DE CRÉDITO

Neurocast | Transformação Digital no Setor Financeiro

Bem-vindos ao 9º episódio do Neurocast, o videocast da Neurotech. Nesta edição, abordamos um tema que está revolucionando o mercado: a Transformação Digital no Setor Financeiro. E para enriquecer ainda mais o debate, tivemos como convidado especial Ricardo Takeyama, Diretor de Crédito, Cobrança, Analytics e Dados do Banco BMG.

Leia mais »

Inscreva-se para receber conteúdos: