Neurotech_Uma marca B3
Menu
  • Soluções
    • Crédito
    • Saúde
    • Seguros
  • Neurotech
    • Quem somos
    • Por que a Neurotech
    • Hub de parceiros
    • LGPD
  • Desafios
  • Plataformas
    • Riskpack
    • Neurolake
  • Fale conosco
  • Blog
    • Artigos
    • E-books
    • Neurocast
    • Webinar
  • Área do cliente
close
Seguros

Com o isolamento social, interesse pelo setor de seguros residenciais pode crescer.

Com um montante superior a 60 milhões de residências, o Brasil atualmente possui uma cobertura de seguros que protege apenas algo próximo de 14% dessas habitações. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, além das diversidades culturais, bem como, por terem enfrentado períodos dramáticos como guerras, terremotos e furacões, estas regiões desenvolveram um maior senso de necessidade de proteger seu patrimônio. Neste sentido, o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 é um evento que nunca enfrentamos antes na história recente, capaz de despertar nos brasileiros um nível de atenção parecido.

O Superintendente de Produtos Massificados da HDI Seguros, Jefferson Silvestrin, afirma que ao permanecerem mais tempo em suas casas, as pessoas automaticamente começarão a perceber a importância de assegurar que toda a estrutura de funcionamento do local esteja em plena forma. “Não adianta você estar seguro na sua residência se a sua casa ou apartamento também não estiver seguro. Uma caixa d´água suja ou um problema na instalação elétrica, por exemplo, podem trazer transtornos ou doenças nesse momento particularmente difícil”, diz.

De acordo com ele, tradicionalmente, o mercado segurador tem feito uma abordagem que privilegia a proteção no caso da ocorrência de grandes eventos como incêndios, para convencer o consumidor, mas isto tem feito com que a grande maioria não entenda o seguro residencial como uma necessidade imediata.

Neste sentido, o home office durante o cenário atual de isolamento já está contribuindo para mostrar a relevância de ter um suporte das seguradoras para assuntos considerados corriqueiros. A necessidade de interação e resolução de problemas de maneira remota, por exemplo, já tem mudado a forma como os consumidores têm interagido com as seguradoras.

Tradicionalmente, o seguro residencial tem como serviços mais requisitados a instalação e retirada de caçambas para entulhos, limpeza de caixas d´água, revisões elétricas, desentupimentos de tubulações hidráulicas e consertos de eletrodomésticos, mas os especialistas alertam para o fato de que sempre haverá possibilidades de incrementos nas coberturas.

A opinião é compartilhada por Daniel Gusson, gerente da área de seguros da Neurotech. Ele chama a atenção para algumas possibilidades onde a tecnologia pode ajudar, como a substituição de vistorias presenciais dos imóveis feitas por engenheiros e técnicos, pelo envio de fotos por meio de programas especializados. “A análise de dados e de hábitos do consumidor tem promovido também uma transformação no mercado de seguros. Tendo como base o CEP de uma residência, por exemplo, a inteligência artificial pode ajudar a desenvolver planos personalizados, mais aderentes às necessidades das residências de cada região“, diz.

Segundo ele, com a atenção despertada para os cuidados com seus imóveis e serviços adaptados às necessidades corriqueiras do seu dia-a-dia, o brasileiro vai gradualmente passando a viver uma nova relação com o seguro residencial. A situação que o mundo passa já mudou a interação da sociedade com as empresas. Não sabemos até quando a pandemia perdurará e o mercado deve ficar atento às novas formas de relação e necessidades dos consumidores, durante e pós-crise.

Leia mais sobre Seguros:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO SETOR DE SEGUROS
IA NO MERCADO DE SEGUROS

Buscando algo?
Conheça as categorias
Cobrança Crédito INDC INDS Inovação Neurocast Neurotech Saúde Seguros Tecnologia

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos sobre inteligência artificial, tecnologia e negócios:

Veja outros posts relacionados

Capa Blog Post - Solução 4966

Neurotech desenvolve solução com IA Generativa para atender à Resolução 4966

CréditoInovação
Capa Artigo - Saúde não pode esperar o Open Health

Avanço da IA na saúde não pode esperar o Open Health alcançar o Open Finance

Saúde
Capa - Artigos Jornada de Saúde_Guia Prático- Como Implementar IA para Otimizar o Processo de Reembolso em Operadoras de Saúde

Guia Prático: Como Implementar IA para Otimizar o Processo de Reembolso em Operadoras de Saúde

Saúde
Neurotech_Uma marca B3 (negativo)
Contato
Sugestões, dúvidas e reclamações
contato@neurotech.com.br
Neurotech, uma marca B3
Institucional
HomeDesafiosFale conoscoBlogÁrea do clientePSI – Politica da Segurança da InformaçãoCódigo de Ética e CondutaPolítica de privacidadeRelatório de Equidade Salarial
Soluções
CréditoSaúdeSeguros
Neurotech
Quem somosPor que a NeurotechHub de parceirosLGPD
Plataformas
RiskpackNeurolake
São Paulo
+ 55 11 3076-7900
Av. das Nações Unidas, 17007 - Cj. 145-147
Torre Alpha Várzea de Baixo
São Paulo/SP – Brasil
CEP: 04730-080
Recife
+ 55 81 3312-2740
R. de São Jorge, 240 Moinho Recife - Recife/PE
CEP: 50.030-240
Assine nossa Newsletter

Nos siga nas redes sociais
Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our LinkedInVisit our YouTube channel
InCuca
closearrow-circle-o-downbars linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram