Demanda por seguros de autos cresce 11,81% em novembro

Segundo INDS, destaque é a região Sul com alta de 18,10%

 

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou aumento de 11,81% em novembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a outubro de 2023, o crescimento foi de 0,71%.

Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech.

Por região, o Sul foi o grande destaque com alta, em relação ao ano passado, de 18,10%. Na sequência aparecem Centro-oeste (14,56%), Nordeste (12,26%), Sudeste (8,62%) e Norte (8,41%).

O Sul também manteve o bom desempenho na relação novembro / outubro de 2023. Neste caso, o ranking ficou assim: Sul (5,98%), Norte (5,45%), Centro-oeste (3,51%), Nordeste (0,85%) e Sudeste (-1,56%).

Na divisão por Estados, apenas o Rio de Janeiro não apresentou mudanças na comparação ano a ano. Os demais registraram altas consideráveis: Paraná (22,03%), Minas Gerais (13,89%), Rio Grande do Sul (13,33%) e São Paulo (7,91%).

Quando o recorte se refere à idade dos consumidores, percebe-se crescimento maior entre os mais velhos e retração entre os mais jovens. 

"O interesse maior entre o público de 60 anos ou mais ficou evidente no mês anterior, quando a alta foi de 21,83% em relação a 2022. Agora, com mais um salto de 18,37%, podemos considerar a consolidação desse cenário", afirma Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

O grupo que menos procura é formado por jovens com idades entre 18 e 25 anos, cuja retração ficou em 9,21%. Outras faixas registraram crescimentos: de 25 a 39 anos (7,21%) e 40 a 59 anos (13,14%)

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Confira as análises mensais do INDS

Conheça a Neurotech

Conte com a nossa ajuda e a Inteligência Artificial para tomar decisões mais precisas e com mais segurança, entre em contato conosco! Com as nossas variáveis diferenciadas garantimos a você novos modelos muito mais completos, atualizados e personalizados para que você tome as decisões certas em toda a jornada de seguros.

www.neurotech.com.br

Buscando algo?
Conheça as categorias

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos sobre inteligência artificial, tecnologia e negócios:

Veja outros posts relacionados

Um profissional de saíde segurando um coração de borracha em uma mão enquanto a outra digita no teclado de um notebook, enquanto há ícones de gráficos, pessoas e dados holográficos no centro da imagem, trazendo o contexto do Indicador Neurotech e IESS, além do Índice de Saúde Complementar.

Neurotech, uma marca B3, lança indicador que monitora indícios de abusos e fraudes na saúde suplementar

Médico digitando no teclado de um notebook, trazendo o contexto de fraudes nos planos de saúde.

Combate aos abusos e às fraudes nos planos de saúde: como as empresas podem se proteger

A mão de uma pessoa segura uma caneta na direção de uma tela holográfica com um gráfico crescente, trazendo o contexto do crescimento do mercado de seguros no Brasil.

Panorama do mercado de seguros no Brasil e projeções para o futuro do setor

InCuca
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram