SAÚDE
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Os impactos da falta de uso de dados inteligentes nas operadoras de saúde

 Descubra como a falta de uso de dados inteligentes na área da saúde é capaz de colocar a sua operadora em risco e veja como nós podemos auxiliá-lo. Leia Mais!

 

As operadoras de saúde necessitam de informações precisas para melhorar os serviços prestados, tomar decisões estratégicas e oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. No entanto, a má aplicação ou a falta de uso de dados inteligentes no dia a dia dos estabelecimentos pode trazer graves consequências a ambas as partes. 

 

É o que você vai descobrir aqui. Ao longo deste conteúdo, vamos discutir os impactos da utilização inadequada de dados nas empresas de saúde e quais são as principais medidas necessárias para melhorar a cultura de informações estratégicas nas companhias do segmento.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

4 pontos para entender os impactos da falta de uso de dados inteligentes na saúde 

Elencamos abaixo 4 tópicos que são primordiais para facilitar a compreensão acerca dos prejuízos causados pela falta de uso de dados inteligentes no setor de saúde. Confira: 

 

  1. Violação de privacidade

As informações médicas são extremamente sensíveis e confidenciais. O vazamento ou o uso indevido desses dados podem ter consequências devastadoras, trazendo perdas financeiras e danos reputacionais muitas vezes irreparáveis. 

 

  1. Decisões ineficazes

Quando as informações não são devidamente coletadas, analisadas e interpretadas, as decisões tomadas podem ser ineficazes e prejudiciais. Isso pode levar à utilização ineficiente dos recursos da operadora e, em últimos casos, resultar em atendimento de menor qualidade prestado aos pacientes.

 

Pontos como esse são cruciais para a avaliação dos serviços por parte dos consumidores. Logo, está diretamente ligado ao índice de satisfação dos usuários. 

 

  1. Risco financeiro

Caso aconteça um episódio de violação de dados, as despesas associadas à investigação, notificação de pessoas afetadas e métodos corretivos são substanciais. Ou seja, em grandes valores, são capazes até mesmo de colocar o caixa do estabelecimento em risco. 

 

Além disso, é importante destacarmos que a perda de confiança pelos pacientes pode reduzir o número de segurados. Com mais contratos encerrados, maiores são as perdas financeiras.

 

  1. Distorção de resultados

As operadoras que manipulam e/ou interpretam dados erroneamente podem criar uma imagem distorcida em relação à qualidade dos serviços disponibilizados ao mercado. Isso dificulta a identificação dos reais problemas e, consequentemente, a implementação de melhorias. 

 

Como contornar esses transtornos?

A resposta para driblar as perdas causadas pela falta de uso de dados inteligentes nas operadoras de saúde está em 6 práticas: 

 

  • Antes de mais nada, fortaleça a segurança de dados da sua empresa;
  • Cumpra as regulamentações voltadas à proteção de informações;
  • Treine e conscientize a sua equipe continuamente;
  • Avalie a qualidade dos dados;
  • Faça o gerenciamento dos riscos;
  • Invista em tecnologia. 

Inteligência Artificial faz toda a diferença para a área da saúde

Em 2024, o uso de tecnologias estará cada vez mais em alta nesse setor. Nos hospitais privados, por exemplo, as projeções mostram que a tecnologia será utilizada para ampliar a oferta de serviços e potencializar a infraestrutura dos estabelecimentos. 

 

Até 2026, nos Estados Unidos, o uso da Inteligência Artificial terá capacidade para gerar economia de US$ 150 bilhões ao setor. Além de agilizar a triagem dos pacientes e dar mais rapidez aos diagnósticos, os recursos de IA vão facilitar a inserção de dados no prontuário dos usuários, gerar dados de alerta a tratamentos, entre muitas outras vantagens.

 

Conheça as nossas soluções em dados

Deixe a falta de uso de dados inteligentes no passado e potencialize os processos da sua operadora de saúde! Com o Neurotech Saúde, é possível analisar dados a fim de otimizar a gestão de seguradoras, cooperativas e operadoras do setor. 

 

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