
A demanda por crédito no Brasil manteve seu crescimento em outubro, com nova alta de 10,50%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês anterior, setembro deste ano, o crescimento foi de 12%.
Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos em segmentos como o varejo, instituições financeiras, entre outros.
Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, responsável pelo indicador:
“Historicamente, a reta final do ano é um período em que as empresas se reestruturam para atender a alta do consumo, que ocorre em praticamente todos os setores de produtos e serviços. De forma geral, a alta observada tanto entre as micro quanto entre grandes empresas só reforça o momento de consolidação do crédito, que viveu altos e baixos durante o ano, devido a fatores com a alta da taxa de juros”, afirma.
Na análise por região, o Sudeste registrou o melhor cenário, com crescimento de 16,6% contra outubro de 2024 e de 13,2% contra setembro. Já a região Sul registrou queda de 2,8% no recorte mensal.
Já na reta final de 2025, as previsões positivas do início se concretizaram? Em um ano marcado por altos e baixos na economia brasileira, que afetou diretamente o mercado de crédito, o recorte recente aponta não apenas para a recuperação do setor, mas pode consolidar o bom momento para os primeiros meses de 2026.
Em setembro, por exemplo, a demanda por crédito, na comparação anual, já havia registrado um crescimento de 10%, mostrando maior confiança entre os tomadores.
O cenário atual, portanto, confirma as projeções iniciais de 2025, especialmente durante o primeiro trimestre, quando a alta na procura chegou a 15% no mês de fevereiro (contra o mesmo mês do ano passado).
O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito.
Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.
Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.
Para saber mais sobre as soluções personalizadas para crédito, financiamento, saúde e seguros, entre em contato com o nosso time comercial.