Open Banking no ciclo de crédito: conheça seu impacto

O Open Banking é um modelo recente que promete impactar o mercado, inclusive no ciclo de crédito. Quer saber como? Descubra Aqui!
Entenda como o Open Banking impacta o ciclo de crédito

O Open Banking no ciclo de crédito traz uma série de facilidades aos usuários. Acima de tudo, o banco aberto (tradução literal), é um modelo de sistema bancário que permite ao usuário uma maior liberdade e um melhor controle sobre seus dados financeiros. Isso, entre outras coisas, facilita o processo de migração para outra instituição financeira, sem tanta burocracia, por exemplo.

Contudo, você sabe qual é o impacto do Open Banking no ciclo de crédito?

Preparamos este artigo para explicar melhor para você as causas e as consequências desta prática. Acompanhe!

O que é ciclo de crédito?

Conceder crédito aos clientes é uma prática bastante comum, entretanto, arriscada. Portanto, a gestão do ciclo de crédito deve garantir uma maior segurança para as empresas, com o uso da Inteligência Artificial e Big Data, isso pode ser feito de maneira assertiva, evitando fraudes e reduzindo a exposição à inadimplência.

Ciclo de crédito na prática

O ciclo de crédito ocorre a partir da definição do perfil do cliente, por meio de quatro etapas:

  • Prospecção: onde entram os dados e informações pessoais a respeito da pessoa. Sendo assim, saber onde ela mora, sua situação financeira, histórico de compras e dados cadastrais, ajuda a definir se esse cliente será bom ou mau pagador. Com isso, então, fica mais fácil saber para quem conceder crédito.
  • Concessão: nesta parte, os dados são analisados profundamente e os riscos são estipulados. Investigue o CPF ou CNPJ do solicitante para ver se ele tem algum débito com outra instituição em aberto. Sabendo destes detalhes, você determina com precisão a porcentagem de chances de retorno do valor da dívida.
  • Gestão do Portfólio: chegou a hora de uma aproximação mais direta com o cliente. Aqui, deve-se acompanhar o histórico mais recente dele. Faça perguntas, como: houve inadimplência nos últimos meses? Algum problema fiscal ou troca de gestão? Estar atento a esses detalhes ajuda no momento da negociação e também a preparar renegociações, se for o caso.
  • Cobrança: última etapa do ciclo de crédito. Como fazer isso e recuperar o valor do empréstimo? Este é um processo bastante complexo porque pode provocar um abalo na relação de confiança entre cliente e instituição financeira. O mais indicado é, antes de cobrar diretamente, procurar entender a situação e os motivos para o atraso. Às vezes, não se trata apenas de não querer pagar, mas sim de não poder pagar.

Open Banking no ciclo de crédito: onde ele entra?

As companhias de crédito estão cada vez mais dedicadas em transformar o mercado por meio do uso da tecnologia, para facilitar e aprimorar os processos. É aí que entra o Open Banking.

Com o crescente volume de dados que serão gerados pelo Open Banking e a praticidade no compartilhamento que ele traz, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de soluções ainda mais ágeis, simples e baratas. Neste processo, a Inteligência Artificial e Big Data serão ferramentas fundamentais para organizar e processar tudo isso, trazendo respostas rápidas e assertivas às necessidades dos gestores de crédito.

Isso contribui tanto para o usuário, que terá sua questão solucionada em menor tempo, quanto para as instituições financeiras, com uma quantidade superior de informações para trabalhar.

Além disso, o sistema conta com a supervisão do Banco Central, o acesso aos dados autorizados pelos clientes é limitado apenas para empresas participantes e a permissão de acesso poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela desejar.

Como organizar essas informações?

O processo de análise de crédito é extremamente detalhado e precisa ser feito com precisão. Portanto, ter uma ferramenta que torne o ciclo mais inteligente, seguro e automatizado é indispensável.

O Riskpack Open Banking, uma parceria que une o conhecimento do Guia Bolso e as soluções avançadas em Inteligência Artificial e Big Data, da Neurotech, possibilita que isso seja feito da melhor maneira possível e beneficie os clientes de ambas as empresas.

Ficou interessado? Então não perca tempo! Clique aqui, entre em contato conosco e saiba mais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados

  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000
  • contato@neurotech.com.br
SOLUÇÕES
NEUROTECH
  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000