Como fazer uma boa gestão de risco de crédito no varejo?

Informações rápidas e precisas sobre o perfil do cliente ajudam a minimizar o problema da inadimplência, garantem mais saúde financeira e redução de risco de crédito no varejo!

Para aumentar as vendas e os lucros do negócio, muitos empreendedores do varejo recorrem à oferta de diversas opções de pagamento. O famoso carnê e o cartão de loja são exemplos claros. 

Mas esse tipo de operação envolve riscos, como a inadimplência, que traz prejuízo e impacta de forma negativa o crescimento e a saúde financeira do estabelecimento. Imagina precisar recorrer a empréstimos para cobrir um eventual rombo no capital de giro após uma estratégia mal planejada? 

Para evitar que situações como essa aconteçam, é fundamental que o seu negócio faça uma gestão de risco de crédito eficaz. E isso é possível a partir de dados concretos, reais, que indiquem qual caminho seguir e que auxiliem na tomada de decisão.

Um dos caminhos é apostar na análise de dados por meio da eficiência da Inteligência Artificial

Separamos quatro dicas de boas práticas para a gestão de risco no seu negócio com a ajuda da tecnologia:

Verifique o perfil do cliente: com o Big Data, é possível identificar rapidamente e de forma eficiente qual é o histórico de pagamento e inadimplência de cada cliente. Desta forma, o risco de conceder crédito para um cliente com score baixo no mercado é menor, ocasionando na elevação de negócios da empresa. 

Tenha segurança nas transações: a internet é um espaço bastante amplo para aplicação de fraudes e ataques. Com a ajuda dos algoritmos inteligentes e de ambientes estáveis e confiáveis, as transações tornam-se mais seguras tanto para os clientes (que fornecem dados pessoais às empresas) quanto para as organizações, que podem diminuir o risco de fraude; 

Defina limites de créditos: para evitar que a empresa sofra no futuro e tenha grandes prejuízos com a inadimplência, o ideal é definir um limite seguro de crédito. A Inteligência Artificial pode analisar o seu momento, cenário econômico, perfis de compras em outras lojas, entre outras variáveis, podendo conceder o crédito, mas limitando o valor do consumo. 

Automatize as análises: essa experiência é importante para afastar os processos lentos e burocráticos que existiam anteriormente na concessão de crédito no varejo. Isso porque essas análises geravam informações rasas sobre o cliente, além da demora que provocava a desistência e vendas perdidas. Ou seja, a eficiência do Big Data no processo de concessão de crédito torna a experiência melhor, fidelizando e aumentando o volume de transações. Também é possível automatizar as políticas definidas pela empresa, filtrando o perfil do cliente desejado logo no início do processo.

São muitas possibilidades para livrar a sua empresa dos riscos, que trazem prejuízo e instabilidade. 

E a Neurotech é parceira quando o assunto é tornar dados dispersos em informações confiáveis que gerem novas oportunidades de negócios para que você obtenha resultados expressivos com o seu público. 

Vamos conversar? Faça um diagnóstico gratuito com a gente! 

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