ANALYTICS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NEGÓCIOS

Como a Inteligência Artificial pode impactar no Marketing

Atender o cliente da melhor e mais rápida forma possível. Esse é um conceito do marketing que está diretamente ligado à Inteligência artificial. Mas será que o marketing das empresas está preparado para essa nova era de mudanças digitais?

Segundo estudo divulgado pelo Meio & Mensagem, o Brasil é onde os profissionais de marketing mais afirmam que a Inteligência Artificial será essencial para seu trabalho. Em contrapartida, poucas organizações têm uma estratégia clara para implementar IA em sua cultura. Ter os objetivos definidos é o que vai fazer com que o marketing seja o protagonista da mudança digital dentro da empresa ou um mero coadjuvante.

Nós sabemos que não é fácil convencer todo mundo a mudar totalmente os processos de uma organização, mas o mesmo estudo divulgado pelo M&M revela que o segredo da transformação está em três pilares:

  • Estratégia: Uma estratégia clara, focada em transformação e de longo prazo.
  • Cultura: Deve-se desenvolver uma cultura centrada na colaboração e na aceitação de riscos. Afinal, errar faz parte.
  • Liderança: As decisões digitais devem vir do topo, e se embasar entre negócios e tecnologia.

Um passo de cada vez

A estratégia deve ser de longo prazo, mas os projetos devem ser implementados um a um. Não adianta envolver toda a empresa em diversas mudanças ao mesmo tempo. A chance de algo sair do controle é enorme. Comece resolvendo um problema específico de uma área, como a personalização de um serviço, por exemplo. Aos poucos, conforme o primeiro projeto estiver completamente implementado e dando resultados, passe para o próximo e assim por diante.

Colaboração

Empresas separadas por áreas totalmente fechadas em si, tendem a não ser muito expressivas digitalmente. Deixe todas as áreas informadas sobre o que está acontecendo, alinhe as estratégias com todos e dê uma visão horizontal ao seu negócio. Muitas vezes o que falta é a aquele palpite de ouro de quem está na porta ao lado.

Realidade

Hoje, a Inteligência Artificial já faz parte de muitas ações de marketing. Podemos vê-la prevendo o comportamento do consumidor e aumentando as chances de conversão e criando automações de atendimento como chatbots, muito eficiente em um mercado cada vez mais competitivo e com tanta necessidade do imediatismo. Também vemos AI na automação do gerenciamento de comunidades nas redes sociais, facilitando o trabalho de responder e interagir com diversos grupos diferentes, com regras e linguagem próprias, além de estar presente na curadoria e recomendações de conteúdo personalizadas, como já acontece nos catálogos de streaming. Ou seja, IA e marketing já estão conectados.

Oportunidade

O estudo “From data deluge to inteligente insighs”, do IBV, mostra que 64% dos líderes de vendas acreditam que suas empresas estão prontas para a Inteligência artificial, mas apenas 24% dizem ter uma estratégia de implementação. Eis aí a oportunidade do marketing, naturalmente um consumidor das novidades em IA, tomar para si a responsabilidade de encabeçar essa transformação.