Carregando...

Blog Neurotech

Compartilhamos nossas melhores idéias aqui.
Home / Blog / O CÉREBRO DAS OPERAÇÕES DE GESTÃO DE CRÉDITO: O QUE É UM MOTOR DE DECISÃO? 

O CÉREBRO DAS OPERAÇÕES DE GESTÃO DE CRÉDITO: O QUE É UM MOTOR DE DECISÃO?

Plataformas de decisão são aliadas no desafio das empresas analisarem o novo comportamento do consumidor. Como fazer uma gestão de crédito que ajude a sua empresa e, ao mesmo tempo, se adeque à realidade do seu consumidor?

Neurotech | 12 de Junho/20
motor de decisão
Por trás da concessão automatizada de crédito está o motor de decisão de crédito. Ele é o cérebro da operação, por assim dizer. É como chamamos a tecnologia responsável por analisar o risco do cliente e determinar quais os limites seguros ou os planos adequados para aprovar as vendas a prazo. Trata-se de uma plataforma composta por algoritmos e bases de dados com um grande volume de transações já realizadas durante a nossa vida financeira.

Para dar conta desse altíssimo grau de automação é preciso sistemas sofisticados e processos analíticos que envolvam inteligência artificial, redes neurais e a captura de dados junto a inúmeras fontes autorizadas, públicas e privadas.

Estratégia de negócios por meio do motor de decisão

A eficiência no processo de consulta para aprovação do crédito e prevenção de riscos e fraudes é imprescindível para a estratégia dos negócios neste momento, porque reduz custos, erros operacionais e aumenta a velocidade das transações. Devido à crise financeira e à mudança de comportamento do consumidor, as empresas estão reavaliando suas políticas de crédito e ajustando os seus modelos de score (pontuação de risco), além de fazerem uso de novas informações, que podemos chamar de variáveis múltiplas.

Algumas décadas atrás, o processo de análise de risco era artesanal, intuitivo e pessoal. Mas, na era da inteligência artificial e do tratamento de grandes volumes de dados (Big Data) este processo se transformou em um sistema no qual tecnologias unificadas podem empregar centenas de variáveis para identificar novos consumidores e analisar seu perfil, ampliando as possibilidades de oferta de crédito, inclusive para aqueles cujas informações não estão disponíveis nos tradicionais birôs.

Garantir o melhor resultado com o menor risco para empresa é uma das grandes preocupações de qualquer profissional que trabalhe nesse setor. Isso é importante não apenas para as fornecedoras de crédito, ou empresas com vendas a crédito, mas também para os consumidores, na medida em que produtos e planos mais adequados ao perfil de cada cliente são ofertados. Em grande parte, o negócio depende dos seus recursos e uma boa organização das finanças é essencial para se manter em operação. Apesar de tanta inovação, ainda hoje a inadimplência dos clientes desponta como um dos grandes desafios a serem contornados pelo setor financeiro.

Riskpack, o motor de decisão da Neurotech

Há dez anos, para atender a demanda do mercado, nascia o Riskpack, solução da Neurotech que utiliza tecnologia de ponta para avaliação de crédito e risco para diversos setores.

Uma década de parceria e sucesso pioneiro na análise de dados, com destaque para os setores financeiro, de varejo e de seguros. De lá para cá, o Riskpack só evoluiu. Hoje, o pacote da Neurotech oferece inteligência e flexibilidade capazes de gerenciar todo o ciclo de crédito, desde a concessão até a cobrança. É uma plataforma de decisão que funciona como um maestro, combina um conjunto de ferramentas e tecnologias para avaliar o risco, conectando dados, atribuindo scores de crédito, analisando variáveis múltiplas, conforme as suas políticas de risco, para que você tome decisões mais precisas.

motor de decisão riskpack É um sistema integrado capaz de gerenciar milhares de informações, tornando mais eficiente a tomada de decisão na hora de analisar todo o ciclo de crédito. A plataforma vem apoiando inúmeras empresas nesse caminho, ao conectar as informações internas do cliente com mais de 800 fontes de informações externas, públicas e privadas, além do lago de dados da plataforma Neurolake, que possui mais de 140 variáveis e 300 milhões de sinais do mundo digital captados por mês.

Clique aqui e saiba como funciona o Riskpack e conheça as novas funcionalidades do motor de decisão da Neurotech.

Matérias relacionadas:

BANCOS E FINTECHS PODEM IMPULSIONAR CRÉDITO COMO ALAVANCA ECONÔMICA PARA AMENIZAR EFEITOS DA CRISE
TECNOLOGIA PODE INCLUIR MILHÕES DE BRASILEIROS NO MERCADO DE CRÉDITO
3 APLICAÇÕES DE TECNOLOGIA QUE VÃO TRANSFORMAR O MERCADO FINANCEIRO

COMPARTILHE