Carregando...

Blog Neurotech

Compartilhamos nossas melhores idéias aqui.
Home / Blog / MATURIDADE DE DADOS: EM QUAL NÍVEL A SUA EMPRESA ESTÁ? 

MATURIDADE DE DADOS: EM QUAL NÍVEL A SUA EMPRESA ESTÁ?

No artigo de hoje, elencamos os níveis necessários para você alcançar a maturidade de dados. Quer descobrir em qual deles a sua empresa está e o que deve ser feito para você avançar para os próximos passos? Continue com a Neurotech!

Neurotech | 20 de Agosto/20
maturidade de dados
A Ciência de Dados veio para revolucionar o mundo dos negócios. Não é sem razão, portanto, que a utilização de dados como matéria-prima para a tomada de decisões vem sendo amplamente adotada por empresas de diversos segmentos. Entretanto, esse uso passa por uma jornada de aprendizado e aplicação, que chamamos de maturidade de dados. Tal maturidade apresenta-se em níveis – uma série de etapas que deve ser percorrida até que o grau máximo seja atingido.

maturidade dados

Nível 1: dados

O que caracteriza esse nível?

Na primeira etapa da jornada, muito provavelmente seus dados vêm de fontes desintegradas, estão espalhados em planilhas do Excel – diversas e divergentes entre si, e têm um tempo enorme de geração de relatório. Esse último detalhe, inclusive, é um dos principais causadores de decisões pouco assertivas e feitas fora do timing correto.

Como progredir para a próxima etapa?

Se “confusão” é a palavra que melhor define a situação de seus dados nesse primeiro nível, então a organização é a chave para que você avance para a próxima etapa. A nossa principal recomendação é a implantação de um Data Warehouse (DW). Nele, as informações obtidas dos diferentes setores da sua empresa não apenas ficarão armazenadas em um mesmo local, como também serão correlacionadas sempre que possível.

Nível 2: informações

O que fazer para estar nesse nível?

Após a implantação do DW, você já não tem mais “apenas dados”: tem uma melhor potencial de obter informações. Isso porque o material agora está unificado e consistente, mesmo que suas fontes sejam diversas. Entretanto, ainda há um longo caminho pela frente: para desenvolver relatórios eficazes, extrair o máximo de valor dos dados e alcançar a tão estimada autonomia dos gerentes, é fundamental que outra tecnologia entre em cena, como veremos a seguir.

Como progredir para a próxima etapa?

Por meio de uma solução de Business Intelligence (BI)! Ou seja: uma solução de coleta, organização e análise dados. As mudanças que ela vai operar em sua empresa são inúmeras e enormes: mais rapidez na medição de resultados da área comercial e das campanhas de marketing, possibilidade de saber exatamente no que investir, embasamento e mais tempo hábil para a tomada de decisões e redução de erros causados por análises manuais.

Tudo entendido até aqui? Hora de passar para o próximo estágio da jornada de maturidade de dados.

Nível 3: implantação de Business Intelligence

O que fazer para estar nesse nível?

Aqui, as informações já estão automatizadas. Dessa forma, muitos problemas são resolvidos: relatórios podem ser elaborados por conta própria, o acesso às informações torna-se mais democrático e fácil e melhores insights podem ser obtidos. Definitivamente um excelente cenário.

Entretanto, o potencial máximo da solução e dos seus dados ainda não foram alcançados.

Como progredir para a próxima etapa?

A resposta para essa pergunta é simples: Advanced Analytics. A aplicação de Analytics leva a sua empresa ao último e tão cobiçado estágio da maturidade de dados. Com ele, é extraído o máximo de valor das suas informações e os níveis de conhecimento são mais estratégicos.

O que ele pode fazer pela sua empresa exatamente? É o que nós explicamos a seguir, no último nível de maturidade de dados.

Nível 4: Advanced Analytics

Se os insights tradicionais obtidos por meio do BI já operam uma grande mudança nos seus negócios, a boa notícia desse último nível é tentadora: a organização aqui vai muito além deles, tornando possível a previsão de comportamentos futuros e a recomendação de ações baseadas em diferentes cenários, para que você possa agir e tomar decisões com antecedência.

O Advanced Analytics opera um exame autônomo (ou semiautônomo) dos dados, por meio de ferramentas sofisticadas, como as de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning. Compreensão da situação através da análise de dados e texto, entendimento das interações por voz e imagens com clientes e usuários, previsões de comportamento e de demanda, análise do perfil do cliente para identificação de necessidades, percepção de sentimento e emoção são alguns dos desafios que você atacar na etapa final da jornada de maturidade de dados da sua empresa.

Maturidade de dados: explore o máximo de sua empresa e destaque-se

Ao atingir a maturidade de dados, você eleva a sua empresa a um patamar de sucesso e assertividade. Os seus lucros aumentam, a gestão se torna mais eficaz, e as estratégias alcançam muito mais resultados. Bancos, seguradoras, empresas de varejo e de saúde e inúmeras outras vem passando por essa jornada e hoje desfrutam de melhores resultados. O que você está esperando para usar a tecnologia ao seu favor e implantar a cultura de dados na sua empresa? Conte com a experiência da Neurotech!

Links de matérias relacionadas:


  • DATA SCIENCE: O QUE É E COMO PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO
  • CONHEÇA AS 4 ETAPAS DO CICLO DE VIDA DE ANALYTICS.
  • ANALYTICS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE


  • COMPARTILHE